Movimento Juvenil Salesiano
O movimento juvenil salesiano é um movimento de comunhão de diversos grupos e associações juvenis integrados na pastoral juvenil conjunta dos Salesianos e das Salesianas que, mantendo embora as suas características próprias, se sentem unidos pela proposta educativa e evangelizadora inspirada no espírito e estilo de S. João Bosco e Madre Mazzarello. É um movimento de caráter educativo oferecido a todos os jovens para os tornar sujeitos e protagonistas do seu crescimento humano e cristão, com impulso missionário, capacidade de participação ativa no meio envolvente e de inserção e apoio à Igreja local.
O MJS propõe uma espiritualidade baseada em 6 núcleos:
1. Espiritualidade do quotidiano, lugar onde o jovem reconhece a presença de Deus e vive a própria realização pessoal.
2. Espiritualidade da alegria e do otimismo no quotidiano, sem renunciar ao compromisso e responsabilidade.
3. Espiritualidade da amizade com o Senhor Jesus, de onde nascem as razões da esperança para a vida.
4. Espiritualidade da comunhão eclesial, ambiente natural para o crescimento na fé, através dos sacramentos e da devoção mariana.
5. Espiritualidade do serviço responsável, através de uma colaboração ativa para com os desfavorecidos.
6. Espiritualidade mariana que reconhece em Maria a Mãe e Mestra da nossa vida, aquela que nos conduz ao seu filho Jesus.
Ao longo do ano, este movimento proporciona encontros para as diferentes faixas etárias, culminando com a celebração do dia nacional MJS em Fátima no mês de maio na mesma altura da Peregrinação anual da Família Salesiana a Fátima.