De acordo com a Portaria nº 262/2011, publicado no Diário da República em 31 de Agosto de 2011, creche é um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.
“Os bébes e as crianças muito pequenas precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em que confiem; um ambiente seguro saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagirem com outras crianças; liberdade para explorarem utilizando todos os sentidos” (Gabriela Portugal, 2000)
“Na creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “escolarizados” onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais”. (Gabriela Portugal, 2000)
Por esse facto, as rotinas são muito importantes, na medida em que são uma componente importante do dia-a-dia, pois proporcionam experiências de aprendizagem a todos os níveis, transmitem segurança, na medida em que a criança começa a perceber o que acontece em cada etapa do dia-a-dia e ainda podem ser utilizadas como estratégias para atingir determinados objectivos, como por exemplo, promover e aprofundar a relação interpessoal.
Os primeiros anos de vida são uma das fases mais importantes do seu crescimento, onde através dos seus sentidos, a criança inicia o conhecimento, adaptação e exploração do mundo exterior. Entender e respeitar as características de cada etapa que a criança vai atingindo, proporcionando apoio e demonstrando compreensão, é permitir que o seu desenvolvimento aconteça de forma harmoniosa.
Objetivos da creche:
Desenvolvimento Social e afetivo:
- Estabelecer um clima calmo e afetivo que facilite a adaptação da criança;
- Estimular uma relação estreita e de confiança com as crianças e os pais;
- Estimular a necessidade que o bebé tem de ouvir a voz do adulto e de sentir contacto físico dele;
- Respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança;
- Escutar histórias relacionadas com atitudes de carinho e manifestações de afeto;
- Brincar, respeitando o outro;
- Trocar de brinquedos com os outros.
Aquisição de hábitos:
- Passagem a uma alimentação diversificada.
- Introdução de alimentos sólidos.
- Realização todos os dias do momento de higiene das mãos e controlo dos esfíncteres, de forma progressiva;
- Ajudar as crianças e incentivá-las a arrumar a sala;
- Saber sentar e como estar à mesa;
Desenvolvimento Sensorial
Visão:
- Estimular a observação do mundo que rodeia o bebé, facilitando-lhe assim a coordenação visual-motora, ou seja, a capacidade de manipular os objetos.
Audição:
- Estimular o “palrar” do bebé, emitindo o adulto os mesmos sons que o bebé e dizendo-lhe palavras simples (mãe, pai, papá, cão, etc…).
- Proporcionar ao bebé a audição de sons variados, através de objetos, de música, de utilização do próprio corpo do adulto. (palmas, estalinhos com a boca e os dedos, etc…).
Tato:
- Permitir ao bebé explorar com as mãos os objetos de formatos, tamanhos e texturas diferentes, assim como a exploração do seu corpo e do corpo do adulto (fazer festinhas, pegar nas mãos, no nariz, pôr o dedo na boca do adulto, etc…).
Paladar:
- Introdução de novos paladares, através de uma alimentação diversificada.
- O contacto da boca do bebé com os objetos, também lhe traz novas sensações gustativas
Desenvolvimento psicomotor
- Fortalecimento dos músculos do pescoço que permitem ao bebé segurar a cabeça e controlar os seus movimentos;
- Rolar sobre si mesmo para o lado esquerdo e direito, passar da posição de costas para a de barriga para baixo;
- Da barriga para baixo, suster com os braços o peso do corpo;
- Sentar com apoio;
- Sentar sem necessitar qualquer apoio;
- Gatinhar;
- Pôr-se de pé agarrado às coisas ou apoiado no adulto;
- Pôr-se de pé sozinho sem apoio;
- Marchar apoiado nas costas ou no adulto;
- Andar sozinho.
Experimentação das situações de equilíbrio;
Melhorar os movimentos e deslocamentos: caminhar, correr e saltar
Domínio da linguagem Oral
Aquisição e enriquecimento da linguagem, através de conversas individuais e de grupo;
Iniciação da construção de frases.
Domínio da matemática
Curiosidade por explorar os objetos e realizar diferentes ações sobre eles;
Interesse por precisar e melhorar a descrição de noções espaciais e relações entre objetos
Área da Expressão e Comunicação
Conhecimento do corpo, fazendo enumerações das diferentes partes de si e do outro;
Contribuir para a criança expressar-se enquanto ser individual nas diferentes actividades plásticas e musicais;
Escutar e cantar músicas.
Área do Conhecimento do Mundo
Reconhecer ilustrações;
Exploração de diversos objectos;
Observação da sala e do meio que os rodeia, de diferentes formas;
Formação Moral e Religiosa:
O Centro de Assistência Social Nª. S. La Salette como Instituição de cariz religioso e Salesiano, terá o cuidado de introduzir progressivamente os conhecimentos da Bíblia e doutrina Cristã, assim como a espiritualidade Salesiana e Santidade Juvenil, através de formação ocasional com critérios de continuidade e gradualidade.