Creche


De acordo com a Portaria nº 262/2011, publicado no Diário da República em 31 de Agosto de 2011, creche é um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

“Os bébes e as crianças muito pequenas precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em que confiem; um ambiente seguro saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagirem com outras crianças; liberdade para explorarem utilizando todos os sentidos” (Gabriela Portugal, 2000)

“Na creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “escolarizados” onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais”. (Gabriela Portugal, 2000)

Por esse facto, as rotinas são muito importantes, na medida em que são uma componente importante do dia-a-dia, pois proporcionam experiências de aprendizagem a todos os níveis, transmitem segurança, na medida em que a criança começa a perceber o que acontece em cada etapa do dia-a-dia e ainda podem ser utilizadas como estratégias para atingir determinados objectivos, como por exemplo, promover e aprofundar a relação interpessoal.

Os primeiros anos de vida são uma das fases mais importantes do seu crescimento, onde através dos seus sentidos, a criança inicia o conhecimento, adaptação e exploração do mundo exterior. Entender e respeitar as características de cada etapa que a criança vai atingindo, proporcionando apoio e demonstrando compreensão, é permitir que o seu desenvolvimento aconteça de forma harmoniosa.

Objetivos da creche:  

 

Desenvolvimento Social e afetivo:

  • Estabelecer um clima calmo e afetivo que facilite a adaptação da criança;
  • Estimular uma relação estreita e de confiança com as crianças e os pais;
  • Estimular a necessidade que o bebé tem de ouvir a voz do adulto e de sentir contacto físico dele;
  • Respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança;
  • Escutar histórias relacionadas com atitudes de carinho e manifestações de afeto;
  • Brincar, respeitando o outro;
  • Trocar de brinquedos com os outros.

Aquisição de hábitos:

  • Passagem a uma alimentação diversificada.
  • Introdução de alimentos sólidos.
  • Realização todos os dias do momento de higiene das mãos e controlo dos esfíncteres, de forma progressiva;
  • Ajudar as crianças e incentivá-las a arrumar a sala;
  • Saber sentar e como estar à mesa;

Desenvolvimento Sensorial

 

Visão:

  • Estimular a observação do mundo que rodeia o bebé, facilitando-lhe assim a coordenação visual-motora, ou seja, a capacidade de manipular os objetos.

 

Audição:

  • Estimular o “palrar” do bebé, emitindo o adulto os mesmos sons que o bebé e dizendo-lhe palavras simples (mãe, pai, papá, cão, etc…).
  • Proporcionar ao bebé a audição de sons variados, através de objetos, de música, de utilização do próprio corpo do adulto. (palmas, estalinhos com a boca e os dedos, etc…).

Tato:

  • Permitir ao bebé explorar com as mãos os objetos de formatos, tamanhos e texturas diferentes, assim como a exploração do seu corpo e do corpo do adulto (fazer festinhas, pegar nas mãos, no nariz, pôr o dedo na boca do adulto, etc…).

 

Paladar:

  • Introdução de novos paladares, através de uma alimentação diversificada.
  • O contacto da boca do bebé com os objetos, também lhe traz novas sensações gustativas

 

Desenvolvimento psicomotor

  • Fortalecimento dos músculos do pescoço que permitem ao bebé segurar a cabeça e controlar os seus movimentos;
  • Rolar sobre si mesmo para o lado esquerdo e direito, passar da posição de costas para a de barriga para baixo;
  • Da barriga para baixo, suster com os braços o peso do corpo;
  • Sentar com apoio;
  • Sentar sem necessitar qualquer apoio;
  • Gatinhar;
  • Pôr-se de pé agarrado às coisas ou apoiado no adulto;
  • Pôr-se de pé sozinho sem apoio;
  • Marchar apoiado nas costas ou no adulto;
  • Andar sozinho.

­Experimentação das situações de equilíbrio;

­Melhorar os movimentos e deslocamentos: caminhar, correr e saltar

Domínio da linguagem Oral

­Aquisição e enriquecimento da linguagem, através de conversas individuais e de grupo;

­Iniciação da construção de frases.

Domínio da matemática

­Curiosidade por explorar os objetos e realizar diferentes ações sobre eles;

­Interesse por precisar e melhorar a descrição de noções espaciais e relações entre objetos

Área da Expressão e Comunicação

­Conhecimento do corpo, fazendo enumerações das diferentes partes de si e do outro;

­Contribuir para a criança expressar-se enquanto ser individual nas diferentes actividades plásticas e musicais;

­Escutar e cantar músicas.

Área do Conhecimento do Mundo

­Reconhecer ilustrações;

­Exploração de diversos objectos;

­Observação da sala e do meio que os rodeia, de diferentes formas;

 

 Formação Moral e Religiosa:

O Centro de Assistência Social Nª. S. La Salette como Instituição de cariz religioso e Salesiano, terá o cuidado de introduzir progressivamente os conhecimentos da Bíblia e doutrina Cristã, assim como a espiritualidade Salesiana e Santidade Juvenil, através de formação ocasional com critérios de continuidade e gradualidade.